You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Fibrose Cística

VIII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Fibrose Cística

 

 

Data: De 27 a 30 de abril de 2023
Local: Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Alvorada
Brasília, DF

 


MENSAGEM DA PRESIDENTE DO CONGRESSO

Dra. Luciana de Freitas Velloso MonteCom muito entusiasmo estamos abrindo as inscrições para o nosso VIII CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR DE FIBROSE CÍSTICA, que ocorrerá de 27 a 30 de abril de 2023, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasilia-DF, Brasil.

Este Congresso representa um grande momento. Após uma lacuna sem eventos presenciais por causa da pandemia de COVID-19, voltaremos a nos encontrar com alegria, de forma consciente e cuidadosa, com a força e persistência que fazem parte da nossa trajetória. Voltaremos a vibrar, discutir, trocar experiências, propor soluções e comemorar o avanço da ciência e dos cuidados na FC.

Estamos preparando tudo com muito carinho e dedicação, a várias mãos, especialmente para você.

A cada nova edição do Congresso desejamos aprofundar ainda mais o conhecimento científico, agregar profissionais da área e toda a comunidade FC, discutir sobre novas tecnologias e abordagens, bem como ampliar os horizontes da ciência, gestão, educação em saúde e políticas públicas em FC. Neste evento, o programa busca uma integralidade de ações em prol do indivíduo com FC em várias fases da vida e em todas as esferas do processo de saúde/ adoecimento. Os eixos temáticos do nosso Congresso estão descritos neste link.

Humanismo, Interdisciplinaridade e Ciência permeiam todo o nosso programa científico. Modificamos o termo “multidisciplinar” para “interdisciplinar”, representando a ênfase ao trabalho em equipe e centrado no paciente.

O Congresso incluirá atividades voltadas para os profissionais da área (como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, biólogos, educadores físicos, estudantes de graduação nas áreas da saúde, residentes e outros), bem como para gestores em saúde, e toda a comunidade FC, incluindo familiares de pessoas com FC.

Será uma grande alegria receber você! Mal posso esperar para estarmos juntos novamente, compartilhando muitos momentos de aprendizado, trocando experiências e festejando esse grande reencontro!

Cordialmente,

Dra. Luciana de Freitas Velloso Monte
Presidente do VIII Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística

 

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO GBEFC

Dr. Antonio Fernando RibeiroA diretoria do Grupo Brasileiro de Estudos da Fibrose Cística (GBEFC) tem a grande satisfação de convidar todos seus associados, bem como Profissionais da saúde, de todas áreas de atuação, que assistem pacientes com Fibrose Cística no Brasil, para participar do nosso VIII CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR DE FIBROSE CÍSTICA, sob a presidência da Dra. Luciana de Freitas Velloso Monte, em Brasília.

Em 2023, o GBEFC estará completando 20 anos de existência, neste período tem reunido profissionais da saúde de diversas áreas de atuação, estimulado a criação de centros multidisciplinares especializados na assistência aos pacientes com Fibrose Cística.

Paralelamente, o grupo realizou Congressos, Jornadas e vários outros eventos científicos de educação continuada, estabeleceu Diretrizes para orientação diagnóstica e terapêutica, participou também de eventos de associações de familiares de pacientes e ONGs.

Em reuniões com gestores de políticas públicas na área da saúde, em vários encontros, o grupo juntamente com associações de familiares, propôs uma política nacional para diagnostico e tratamento dos pacientes com Fibrose Cística, o que certamente, contribuiu para o estabelecimento de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), recentemente atualizada (2021), com a contribuição de profissionais do GBEFC, utilizando informações sobre as características dos pacientes brasileiros, catalogadas anualmente no Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC), desde 2009.

Nossos objetivos sempre foram atingir condições adequadas para o diagnóstico precoce e seguro (Triagem Neonatal, Teste do Suor, Estudo Genético), acesso continuo a todos recursos terapêuticos pelo Sistema único de Saúde (SUS), para que os brasileiros de todas as regiões sejam igualmente diagnosticados e tratados.

Este VIII CBFC acontece no início de uma nova era, com a chegada de novas terapias (moduladores), já temos evidencias científicas acumuladas de uma revolução muito positiva e promissora para o tratamento da Fibrose Cística.

Venham a Brasília participar conosco do VIII CBFC.


Dr. Antonio Fernando Ribeiro
Presidente do GBEFC - Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (2022/2023)

 

EIXOS TEMÁTICOS

– Bases fisiopatológicas da FC
– Transição do cuidado pediátrico para o centro de adultos
– Protocolos clínicos
– FC no contexto da pandemia de COVID-19
– O cuidado do adulto com FC
– Registro Brasileiro de FC
– Os grandes pilares do tratamento da FC
– Saúde mental
– Adesão terapêutica
– O cuidado interdisciplinar em equipe
– Genética
– Qualidade de vida
– Novas terapias
– Doença pulmonar
– Cuidados paliativos
– Avanços científicos
– Acometimento do sistema digestório
– Transplante pulmonar
– Aspectos diagnósticos
– Doenças metabólicas e endocrinológicas relacionadas à FC
– Educação em FC
– Políticas públicas de saúde
– Pesquisa em FC
– Triagem neonatal
– O papel da sociedade civil organizada
– Perspectivas futuras